Newton Bello: Pré-candidato a prefeito Douglas Brandão aparece em lista de ‘ficha suja’ do TCU

O ex-gestor e a esposa aparecem em lista por terem contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União.

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou nesta segunda-feira (14) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com os nomes dos gestores que tiveram as contas julgadas irregulares pelo tribunal nos últimos oito anos.

O Maranhão possui 658 gestores com 1.338 contas julgadas irregulares, popularmente conhecidas como "fichas sujas". O número de contas julgadas irregulares é maior que o número de administradores, porque há gestores com mais de uma conta irregular.

Segundo o TCU, a lista pode ser atualizada até a data das eleições. De acordo com o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU.

A partir da divulgação da lista, Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos podem solicitar ao TSE a análise das candidaturas.

A lista de contas irregulares inclui o nome do ex-prefeito de Governador Newton Bello, Douglas Fonseca Brandão, que é pré-candidato a prefeito do município pelo MDB e, o de sua esposa, a também ex-prefeita Leula Pereira Brandão. Ambos tiveram contas julgadas irregulares em suas respectivas gestões. Veja abaixo e no site do TCU.