Indígenas voltam a bloquear trecho da BR-316 em Bom Jardim nesta quarta-feira (16).

Manifestantes se mobilizaram em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá decidir nesta quarta-feira (16), direitos sobre terras.

Índios fazem protesto e bloqueiam trecho da BR-316 entre Bom Jardim e Santa Inês no Maranhão.
Índios Guajajaras bloqueiam desde às 09 horas da manhã desta quarta-feira (16) o Km 250, da BR-316 entre o município de Bom Jardim e Santa Inês. A rodovia federal é a principal via de acesso que interliga municípios da região norte maranhense e segue interditada. A mobilização acontece em virtude da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) que será decidida nesta quarta, acerca dos direitos de terras indígenas e quilombolas em todo o país.
                                
Com troncos de árvores e até um poste, os manifestantes bloquearam o trecho e logo uma longa fila de veículos se formou na BR. Em seus cartazes, os indígenas pedem respeito e reconhecimento de que as terras pertencem ao seu povo. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não há previsão de quando os indígenas irão liberar a pista. Segundo os índios o bloqueio permanecerá por tempo indeterminado.

Uma das ações da Corte deve determinar, por exemplo, se as terras do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, são tradicionalmente ocupadas por povos indígenas – o que pode garantir aos habitantes a demarcação do território.

Essa decisão pode reforçar a tese do "marco temporal", que prevê que os índios tenham direito às terras somente se elas tiverem sido ocupadas, pela primeira vez, desde antes ou na data da aprovação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Atualização:
A PRF informou que por volta das 15h00 desta quarta-feira, o trecho da BR-316 entre as cidades de Santa Inês e Bom Jardim foi liberado para circulação de veículos. A previsão era que os indígenas deixassem o bloqueio por volta das 18h00, o que ocorreu bem antes do previsto. O fluxo de veículos no local já se normalizou. Os índios não informaram se tornarão a efetuar o bloqueio novamente nos próximos dias.

















    

 
© Rádio Atrativa FM - Bom Jardim - Maranhão - Brasil - Telefone: 98 99166-7975 WhatsApp: 98 99166-7975