Em fase de conclusão, MA-318 atende demanda histórica de Bom Jardim e São João do Carú

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), iniciou a etapa final da construção da MA-318, que interliga os municípios de Bom Jardim e São João do Carú. Essa intervenção é uma demanda histórica da comunidade e beneficia diretamente 30 mil pessoas.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, equipe técnica da pasta e da Cobrape Engenharia vistoriaram na última semana as obras de execução da MA-318. Noleto comentou as ações do governador Flavio Dino em benefício da região. “Estamos realizando uma das maiores obras de mobilidade urbana na região. Até o fim deste ano entregaremos a via completamente asfaltada e sinalizada para que a população possa utilizá-la da melhor forma. Um trabalho sério, firme e determinado do governador Flávio Dino para ajudar essas comunidades. Dessa maneira, promovemos desenvolvimento econômico e social e enfrentamos a crise nacional com investimentos que geram emprego e renda e ajudam a melhorar a vida da nossa população”, detalha Noleto.

16 povoados serão beneficiados com a estrada (Foto: Jorge Ribeiro).
Este é um modelo de implantação completa, feito de acordo com as normas do DNIT. Ao todo, são 86 km de via e 50 km já estão asfaltados. Além da estrada, quatro pontes estão sendo feitas e duas já ficaram prontas. 250 colaboradores trabalham na obra. “Essa estrada, além de ser um investimento grandioso do Governo do Maranhão, é uma ação sócio-econômica que está salvando vidas. Hoje, as pessoas têm acesso à saúde, educação e também melhora a economia, já que existem muitas fazendas no entorno”, detalha o engenheiro chefe da obra, Rafael Duailibe.

São 86km de via e 50km já estão asfaltados (Foto: Jorge Ribeiro).
Entre os municípios de Bom Jardim e São João do Carú, 16 povoados serão beneficiados. Antes da estrada, o trajeto demorava em torno de 12 horas para ser feito durante o inverno, tendo como rota o Rio Carú. O lavrador Bernardo Costa e Silva mora há 45 anos na Vila Bandeirantes. Ele relata que pessoas já morreram por causa da falta de acesso. “Eu saía do povoado cinco horas da manhã e chegava em Bom Jardim nove da noite. Aqui não tinha estrada e quando chovia não tínhamos como sair, tinha que pegar o barco e ir pelo rio. Uma mulher chegou a morrer porque precisava de médico e não tinha acesso. Como ela era forte, não conseguiram levar ela pela escada pra pegar o barco”,  lamenta o morador.

Edivaldo Oliveira há dois anos trabalha levando alunos da Vila Bandeirantes ao povoado Cassimiro. Oliveira comenta que a construção da rodovia é sinal de lucro e comodidade. “Aqui era muito difícil, difícil mesmo. Nós só conseguíamos trabalhar cinco meses, os outros sete tínhamos que esperar para a estrada secar e a gente poder sair. Graças a Deus e ao Governo do Estado ganhamos essa estrada e estão de parabéns. Hoje, saio por volta das 6h30 e 7h já estou com esses 42 jovens no Cassimiro pra estudar”, comemora Oliveira.
Mais desenvolvimento

O Governo do Maranhão lançou recentemente o programa Mais Vicinais, que vai ajudar os municípios a reestruturar as estradas vicinais dos municípios. Bom Jardim está concluindo o projeto e em breve as obras terão início. “Estamos muito felizes com a presença do governo em nossa cidade e só temos a agradecer. É uma felicidade imensa ver essa estrada sendo realizada, era um sonho da comunidade há muito tempo e vê-la sendo concluída nos traz muita alegria. Além disso, já estamos concluindo o projeto para realizar o Mais Vicinais em Bom Jardim. Enfim, são ações grandiosas do governo Flavio Dino em nossa região”, detalha o prefeito de Bom Jardim, Francisco Araújo. 















    

 
© Rádio Atrativa FM - Bom Jardim - Maranhão - Brasil - Telefone: 98 99166-7975 WhatsApp: 98 99166-7975