Índios e pescadores interditam trecho da BR-316, entre Bom Jardim e Santa Inês.

O manifesto tem relação ao benefício seguro-defeso.

Na manhã deste sábado (11), Índios e pescadores interditam trecho da BR-316, em Bom Jardim.
Segundo a PRF-MA, há informações de que caciques da área indígena dos Guajajaras da reserva do Rio Pindaré fecharam o km 249 da BR-316, no município de Bom Jardim, na manhã deste sábado (11). Além de indignas o protesto tem a participação de pescadores. O movimento seria devido ao atraso no pagamento do seguro-defeso.

O manifesto tem do apoio da Federação das Associações Agropesqueira de Pescadores do Estado do Maranhão (Feaatrefema) que convocou todos os pescadores do estado para uma grande manifestação e propôs encontro dos manifestantes em rodovias neste sábado. 

O seguro-defeso é um benefício que pretende dar apoio financeiro aos pescadores durante o período de proibição de pesca, para perpetuação da vida marinha. Cada pescador beneficiado com o seguro-defeso recebe um salário mínimo mensal por até cinco meses.

Originalmente, o defeso foi suspenso por uma portaria dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, para recadastramento dos beneficiários. A portaria, no entanto, foi posteriormente derrubada pelo decreto do Congresso, no mês de março deste ano.

Atualização
A BR-316 foi liberada por volta das 17h, segundo informações da Policia Rodoviária Federal.















    

 
© Rádio Atrativa FM - Bom Jardim - Maranhão - Brasil - Telefone: 98 99151-2740 WhatsApp: 98 99151-2740