Em sessão emocionante Câmara cassa mandato de Lidiane e empossa Malrinete

Câmara Municipal de Bom Jardim decreta a perda do mandato de Lidiane Leite e empossa Malrinete Gralhada no cargo de prefeita do município.

Foi decretada na manhã deste sábado (05), a perda de mandato da agora ex-prefeita do município de Bom Jardim-MA e foragida da policia, Lidiane Leite da Silva. No lugar dela, foi dada posse a vice-prefeita, Malrinete Gralhada, agora definitivamente prefeita.

A galeria ficou completamente lotada e os discursos foram marcados por desabafos e emoções, praticamente todos os parlamentares se emocionaram ao falar de suas incessantes lutas em defesa da sociedade bonjardinense, que hoje culmina no fim de um lamaçal de corrupção que imperou por quase 03 anos, comprometendo seriamente o progresso e a vida das pessoas, levando Bom Jardim ao caos administrativo e tornando-o conhecido até internacionalmente de forma negativa e vergonhosa.

O presidente da casa, Arão Sousa da Silva decretou a perda do mandato de Lidiane Leite, uma vez que se configurou o abandono do seu cargo por prazo superior a 15 dias, sem a devida autorização da Câmara Municipal, conforme determina o art. 33 da Constituição Federal e art. 67 da lei orgânica do município. “Fica declarado vago por abandono do cargo, o mandato da prefeita de Bom Jardim, conferido a Lidiane Leite da Silva conforme determinação do art. 34, inciso 6 da lei orgânica municipal e art. 11, inciso 5, alínea "g" do regimento interno da Câmara Municipal de Bom Jardim”.

A decisão foi oficializada em sessão extraordinária convocada pelos vereadores para a manhã deste sábado, no Palácio Antônio Lopes Varão. Segundo a presidência “a decisão da Câmara tem total respaldo do Ministério Público Estadual, que também recomendou a decisão”.

Após declarado a perca do mandato de Lidiane, Arão enfatizou o momento histórico vivido pela população de Bom Jardim “é um momento histórico e a Câmara Municipal sempre procurou fazer o seu papel investigando, fiscalizando e denunciando, esperamos os 15 dias que a então prefeita tinha para se apresentar, então tomamos uma decisão. Apesar das ameaças e perseguições que os vereadores sofreram, tivemos coragem e não baixamos a cabeça, hoje estamos aqui e vamos continuar fazendo o nosso trabalho. O que agente deseja é que a nova prefeita possa fazer um bom trabalho para que agente apague essa mancha nacional deixada pela ex-prefeita. E vamos da toda a liberdade, todo o apoio para a prefeita empossada possa fazer uma boa administração para o nosso povo”. Finalizando agradeceu aos seus colegas vereadores e a todas as pessoas que de forma direta e indireta contribuíram para que todos esses eventos viessem a acontecer no município de Bom Jardim.

Sonia Brandão foi à primeira vereadora a usar a tribuna e bastante emocionada, quase as lagrimas, falou da luta de dois anos e oito meses que hoje está em fase de finalização “em muitos momentos abandonamos as nossas casas, família, para estarmos trilhando nessa caminhada que está finalizando. Hoje os nossos corações se enchem de esperanças, nós conseguimos alcançar o nosso objetivo e realizamos o que todos diziam que era impossível, que era acabar com a corrupção que estava dominando o nosso município. Por isso a nossa satisfação é em saber que nós demos o exemplo do que faz uma bancada de vereadores unidos.” Finalizando seu discurso Sonia cobrou da nova prefeita o retorno da caminhonete da saúde a Região da Varing.

Vereadora Sandra do Salomão usou a tribuna para destacar a árdua luta traçada pela libertação do município “não foi fácil, foram muitas idas e voltas, muitos altos e baixos, nós tivemos muitas vezes que comprometer até a nossa integridade moral, muitas vezes nós tivemos que nos infiltrar no meio daqueles que seriam nossos adversários para adquirir provas e informações que pudessem subsidiar esse projeto que hoje está sendo concluído. Não foi fácil mais a união de todos foi essencial para que hoje podecimos está vivendo este momento impar na história do nosso município.” Sandra também agradeceu as pessoas que se dedicaram a está causa por uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Com a fala na tribuna o Vereador Manim diz sempre está fazendo o seu papel de vereador e que não poderia deixar de está na posse a Malrinete, após complementou sua fala da seguinte forma “mais quero agradecer a nossa ex-prefeita por todas as vezes que eu fui atrás, procurar alguma coisa pro meu povo, por muitas das vezes eu consegui nesses dois anos e oito meses de mandato. Infelizmente o mandato acabou mais o vereador Manim, sempre quando esteve lá foi lutando pelo povo de Bom Jardim. Nunca fiz uma denuncia aqui contra nossa prefeita, mas sempre procurei fazer o melhor pro nosso povo. Vou está junto com nossa prefeita Malrinete Gralhada fazendo o meu trabalho de vereador, cobrando o que o povo tem direito.” E encerrou pedindo desculpa a todos os bonjardinenses.

O vereador Silvano Andrade fez questão de relembrar a perseguição sofrida quando presidia o legislativo que o levou ao afastamento do cargo por um período de seis meses “Nós elaboramos um projeto de cassação com votos de dez vereadores que estavam dispostos naquele momento a acabar com o mal... infelizmente eu tive de pagar de forma arbitrária quando no dia 05 de dezembro a prefeita tinha entrado na justiça solicitando uma liminar dizendo simplesmente que eu não respondia aos ofícios dela, dizendo que eu não recolhia o INSS desta casa, e no dia 09 de dezembro eu fui surpreendido com essa liminar... Vocês não imaginam o que eu passei durante este período de seis meses do meu afastamento... em alguns momentos até deixei de recorrer a justiça, porque muitas das vezes eu deixei de acreditar na própria justiça dos homens, porque de forma arbitrária eu paguei algo que eu não fiz. Hoje graças a Deus recebi a noticia que meu processo encerrou” disse Silvano.

Com a fala o vereador Marcony Mendes: “...muitas vezes fomos hostilizado nessa casa, pegamos a culpa de quase tudo que não acontecia de forma correta e concreta com o executivo, mesmo assim entramos pela madrugada por varias vezes aqui nesta casa, visitamos os povoados andando de escola em escola atrás de fazer o nosso papel pelo qual nós formos eleitos, que é o de fiscalizar a execução dos recursos públicos. Essa esperança em que o povo hoje deposita através deste ato é uma esperança de que o município volte a andar, a saúde, educação, e que funcionem de fato todas as secretarias. Nossa luta de 2013 até hoje foi incessante e de urna mente estivemos presentes nessa casa”. Marcony encerou agradecendo a algumas pessoas e principalmente a imprensa que teve uma importante contribuição para a esperança renovada de todos os bonjardinenses. “Meu sentimento é de orgulho e de esperança que as coisas agora aconteçam” disse.

Vereadores falam em "dever cumprido" e exaltaram luta e garra sobre atuação dos parlamentares. "Tudo isso só foi possível, graças a luta de alguns vereadores, em especial, os vereadores Sandra do Salomão, Silvano, Arão, Marcony, Roberth, Sonia, Adriano, Chico do Braz e Hiater, que participaram ativamente deste processo em 2013 que resultou em tudo isso" Disse o presidente Arão Silva.

Em seu discurso Malrinete Gralhada, deu ênfase ao ato heróico e a bravura de todos que lutaram por esta conquista dedicada ao povo de Bom Jardim, destacando o importante papel dos Parlamentares e da Imprensa e o seu grande desejo de proporcionar uma gestão que atenda com trabalho e respeito todos os seus munícipes.

A nova Prefeita de fato e de direito Malrinete Gralhada aproveitou a ocasião para destacar a confiança que tem com sua competente equipe de governo, e citou algumas de suas ações emergenciais neste inicio de governo, como a convocação dos excedentes, reposição de merenda escolar e de qualidade nas escolas, construção e reformas de escolas e melhorias na saúde.

Malrinete garantiu trabalhar firmemente para que em sua gestão haja respeito e progresso, ela disse que não pretende ostentar e sim investir o dinheiro do povo em benefício do povo. ``Pretendo conduzir Bom Jardim a rota do crescimento, onde o povo possa ser feliz com trabalho, respeito e dignidade`` disse Malrinete Gralhada.

Lidiane Leite está foragida há 16 dias. Sobre a prefeita recai denúncias de irregularidades sobre recursos federais destinados à educação do município. O caso já ganhou grande repercussão nacional e também internacional.
www.radioatrativafm.com com complementos de Bruno Marques.















    

 
© Rádio Atrativa FM - Bom Jardim - Maranhão - Brasil - Telefone: 98 3664-2775 WhatsApp: 98 99151-2740