Anúncio de Cabeçalho

test

Você sabe porque a praça central de Bom Jardim é chamada de Praça Governador José Sarney?

Após 3 anos de crescimento, a população do povoado de Bom Jardim já superava a população da sede que era Monção, o que fez Bom Jardim passar para a categoria de distrito.

Nisso crescia a vontade de emancipação. No inicio de 1964 o movimento composto pelo Sr. José Pedro, Sr. Maneco e comerciantes já se destacava tendo em vista a campanha para governador de 1965, o então Deputado José Sarney era candidato a governador e foi convidado pelos comerciantes para uma visita. O convidado (José Sarney) aceitou o convite e compareceu a reunião com representantes de Bom Jardim, onde firmaram o compromisso de apoiá-lo em sua campanha para Governador do Maranhão.

Nessa reunião expuseram suas ideias em relação ao então distrito e se reivindicou a emancipação de Bom Jardim, compromisso este reafirmado por José Sarney em comício na praça que hoje leva seu nome, onde deixou explicito que um de seus primeiros atos como governador seria a elevação do município de distrito para cidade. No dia 30 de Dezembro de 1966, Bom Jardim passou a categoria de cidade e no dia 14 de março de 1967 foi realizada sua instalação publica.

Comício onde José Sarney diz que vencendo as eleições
Bom Jardim passaria a ser cidade.
O dia do comício em que José Sarney explicitou que caso vencesse as eleições Bom Jardim passaria de distrito para cidade ficou conhecido como o "O COMÍCIO DO ACORDO" Por este motivo, a praça que fica no coração de Bom Jardim foi batizada de Praça Governador José Sarney, assim como a escola estadual que fica em frente à praça. (Foto mostra José Sarney ao lado de representantes de Bom jardim no comicio).

Fonte: Arquivo de Adilson Mota
Plano Decenal de educação de 2002
Fonte do centro da Praça Governador José Sarney (Registro fotográfico de 2015).