Anúncio de Cabeçalho

test

Índios Guajajaras permanecem ocupando BR-316 em Bom Jardim

Índios Guajajaras permanecem ocupando a BR-316 na Região do Vale do Pindaré, no Maranhão. A nova interdição foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (17/12/2014) e durou toda a noite. Os Guajajaras dizem que vão continuar na rodovia por tempo indeterminado.

A manifestação faz parte de uma mobilização nacional dos índios para evitar mudanças nas leis que regulamentam a demarcação e a mineração em terras indígenas.

Os Guajajaras querem barrar a votação da PEC 215. A proposta de emenda à Constituição é de autoria do deputado Almir Sá (PRB-RR), e atribui ao Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas, estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei.

Em todo o país, o movimento indígena é contrário à proposta, que diminui o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as demarcações.

O prazo para que a PEC seja votada é até o dia 22. A partir dessa data todos os projetos que estavam em pauta e não foram votados serão arquivados. Foram montadas barricadas para interditar a BR-316 em dois pontos. A Polícia Rodoviária montou uma barreira há uns dois quilômetros do bloqueio.
Fonte: G1/MA

Clique no player abaixo e ouça o áudio da matéria veiculada no Jornal Central que vai ao ar de segunda a sexta de 12:00 às 12:30 na Rádio Atrativa FM e em mais de 120 rádios em todo o Maranhão.